quarta-feira, 18 de maio de 2011

Documentários & Conhecimento Científico


Sem dúvida, os canais mais lembrados por todos no ramo da documentação científica são o Discovery Channel, The History Channel e o National Geographic Channel (NetGeo). Mas infelizmente todos esses canais só estão disponíveis para quem é assinante da chamada "TV à Cabo." Mas e quem possui TV aberta? Fica sem bons documentários? Desde 1994 a TV Escola (criada em Brasília, possui sua sede lá), se esforça para levar a todas as casas conteúdo educacional de qualidade em parceria com escolas e com o governo federal.
Os resultados  são bons, a TV consegue exibir ótimos documentários, tanto nacionais, mas também consegue ter a exclusividade de apresentar ao Brasil,conteúdos internacionais, como Evolução (teoria), Darwin, Mendel e Lineu (vida e obras), no ramo da biologia, são os mais notáveis. No ramo da astronomia também temos a presença de destaque com dois programas sensacionais, de muita audiência: Espaçonave Terra (programa francês) e Cosmos by Carl Segan, do famoso astrônomo Norte-Americano Carl Segan.
São séries que eu particularmente gosto muito de assistir, são ótimos conteúdos para a aprendizagem, tanto as séries no ramo da Biologia, quanto na Astronomia. Mas também há destaques em todas as outras áreas do conhecimento, Matemática, Química também, tem bons documentários sobre as possíveis origens do átomo, de químicos famosos, como Bohr, Rutherford, Thompsom e outros. A parte mais "carente" vamos dizer assim é a parte das Línguas Estrangeiras com pouca estrutura por parte da emissora sobre a nossa Língua Portuguesa. Mas ela é também multi-funcional, não serve só para os alunos, mas se os professores também quiserem dar uma olhada para absorverem algumas ideias, com certeza, não vão se decepcionar. Programas como Salto Para O Futuro, e Acervo, são entrevistas com professores de diversas áreas do conhecimento, para a elaboração de aulas multi disciplinares, também gosto do programa Acervo.

Mas vamos falar um pouco sobre as duas sérias, que são disparadas as melhores da TV Escola:


Através da animação gráfica, a série Espaçonave Terra tem o âmbito de transmitir aos seus espectadores, uma viagem completa junto com a nossa nave Terra, em torno do sol por um ano. E como um ano apresenta 52 semanas, a série é justamente dividida em 52 capítulos, os quais mostram como a Terra está, e os fenômenos que ocorrem a nossa volta em tempo real. Com uma linguagem leve e descomplicada, narração em terceira pessoa , é apresentado muitas características da Terra, Lua e dos nossos planetas vizinhos, é indicado a qualquer idade, pois dá para se entender tudo o que é dito. 10 mim. por capítulo.

Mas se você procura excelência de conteúdos sobre o sistema solar, você deve ver Cosmos de Carl Segan:


Cosmos é um mega documentário, e esse sim, é para pessoas bem atualizadas, desde os conhecimentos gerais, até ao vocabulário, pois Carl, narra o universo dentro de sua cápsula, com uma linguagem extremamente culta e científica. A série tem de 10 à 12 capítulos com uma hora de duração cada, e não se restringe apenas a desvendar os segredos do nosso planeta, ele vai além, mostra as características de outras galáxias, e até volta ao passado para entender várias questões como: Quem somos nós? De onde viemos? Para aonde vamos?

Boa Viagem!


Nenhum comentário:

Postar um comentário