terça-feira, 17 de maio de 2011

Livros, Leitura & Ler



Joaquim Maria Machado de Assis, foi um contista, romancista, cronista, realista, escritor e dramaturgo brasileiro, um dos melhores, se não o melhor escritor brasileiro de todos os tempos. Nascido em 1839,é considerado um dos grandes nomes da Literatura Nacional, aos 16 anos, já publicara o seu primeiro conto no jornal onde trabalhava, no Rio de Janeiro, era tipógrafo no então jornal Marmota Fluminense.

A sua obra pode ser dividida em duas etapas: a primeira fase, podemos chamar de a fase "romântica" na qual Machado ainda preserva traços da escola literária anterior ao Realismo, O Romantismo, onde podemos observar traços de personagens românticos, como em Ressurreição, por exemplo.

Mas logo aparece as obras-primas, começa a fase realista do autor, e então surgem os Best Sellers, Memórias Póstumas de Brás Cubas, Dom Casmurro, Esaú e Jacó e o Alienista. Então Machado é reconhecido, ainda em vida, como o melhor dos melhores!


Machado, juntamente a outros escritores e compositores como Aluísio Azevedo e Olavo Billac, fundaram a ABL (Academia Brasileira de Letras), na qual Machado é o principal fundador, dono da cadeira nº 23. A construção também é chamada de "Casa do Machado" por nela haver muitas recordações, do maior e melhor escritor brasileiro de todos os tempos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário